Por: Ítalo Leme
Quanto mais lemos a Bíblia, mais testificamos que João Calvino estava certo e Jacó Armínio estava errado.
Eu acredito na leitura objetiva e não subjetiva da Palavra de Deus:
(Jeremias 1-5) Antes de forma-lo no ventre eu os escolhi, antes de você nascer, eu o separei. (Gálatas 1-15)
(João 15-16) Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi.
(Salmo 139-16) Senhor, os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
(Atos 13-48) Ouvindo a mensagem, creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna.
(Mateus 22-12/14) Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.
(Efésios 1-4/5) Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade.
(Colossenses 3-12) Povo escolhido, nação santa e amada. (1 Pedro 2-9)
(Romanos 8-30) Aos que predestinou, também chamou, aos que chamou, também justificou, aos que justificou, também glorificou.
(Efésios 2-8) Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus.
(Lucas 10-21) Naquela hora, Jesus exultando no Espírito Santo disse: Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do seu agrado. (Marcos 4-11/12) A vocês foi dado o mistério do Reino de Deus, mas aos que estão fora tudo é dito por parábolas, a fim de que, ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados. (Lucas 24-45)
(Isaías 6-10 e 63-17) Assim disse o Senhor: Torne insensível o coração deste povo; torne surdos os seus ouvidos e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados. Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti?
(João 6-64/65) Há alguns de vocês que não creem, disse Jesus, pois já sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. Ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai. (Joao 6-70) Jesus disse: Não fui eu que os escolhi, os doze? Todavia, um de vocês é um filho do diabo! (João 17-12) Jesus orando por seus discípulos disse a Deus: Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.
(Romanos 9-14/22) Diremos que Deus é injusto? De maneira nenhuma! Deus tem misericórdia de quem Ele quer, e endurece a quem Ele quer. Isso não depende do desejo ou do esforço humano. Então, por que Deus ainda nos culpa se ninguém pode resistir à sua vontade? Deus usa as pessoas que Ele quer para mostrar o seu poder e para que seu nome seja proclamado na terra. Acaso aquilo que é formado pode questionar quem o formou? Existem vasos de desonra preparados para a destruição que foram feitos para que Deus pudesse mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder.